Construindo Pontes entre a Tecnologia e a Humanidade: A Relevância do Relacional em um Mundo com AI
- Marcelo Fiera

- 20 de mar. de 2023
- 6 min de leitura
Atualizado: 15 de jun. de 2023
Explorando o Significado do Alto e Baixo Contexto Social nas Relações na Era da AI
Com tantas mudanças ocorridas nos últimos anos, que elevaram a transformação digital a outro patamar com Big data, Machine learning, Chatbot e agora o ChatGPT.

Os relacionamentos ainda serão importantes na geração e no crescimento de negócios?
Bem, na realidade é tudo uma questão de contexto e ao que tudo indica continuará nessa direção. Mas o que é contexto afinal?
Contexto é um evento, circunstância ou experiência que nos ajuda a interpretar as partes de uma mensagem!
Vou compartilhar com você alguns conceitos que podem tornar mais claro a importância dos relacionamentos. Novas tecnologias surgem para facilitar a nossa vida e para transformar nossa forma de pensar. Não adianta lutar contra as mudanças, é melhor aproveitar seus benefícios.
A verdade é que certas mudanças são de fato assustadoras. Embora a inovação seja inevitável, certas questões que parecem antiquadas serão cada vez mais valorizadas, como os relacionamentos.
Para falarmos de uma forma simples sobre a importância dos relacionamentos na era do ChatGPT, acompanhe os seguintes tópicos:
Contexto cultural
Nossa mente é como um poderoso HD, onde todas as crenças, memórias, hábitos, instintos e funções do corpo são armazenadas e independem do pensar consciente para serem executadas.
“O subconsciente é estimado em 88% da mente, deixando 12% para as decisões conscientes”. Vianna Stibal
Quer dizer, que primeiro são disparadas as reações elementares, e depois acessamos a lógica para justificar as nossas decisões. Assim, temos a falsa sensação que todo o processo de decisão foi guiado pela razão e não o contrário. Será?
A maioria de nossas decisões e comportamentos baseia-se nas crenças e emoções que adquirimos durante a vida, e que compõe, nossa programação mental.
São aqueles sentimentos complexos com origem na experiência de cada indivíduo. São relacionados também com o “contexto cultural” da sociedade onde crescemos.
A expressão “contexto cultural”, ganhou força nos anos 70, pelos estudos do antropólogo americano Edward T. Hall. Que influenciou profundamente a área da comunicação intercultural com seus estudos e apresentou os termos “Cultura de Alto Contexto” e Cultura de Baixo Contexto.
Na visão de Hall, contexto e significado estão relacionados na comunicação intercultural. Interferindo na forma como os indivíduos de determinado cultura interpretavam a informação de um determinado evento, quando comparado a outros de cultura diferente, dando origem as expressões de alto e baixo contexto cultural.

Culturas de alto contexto
Para Hall nas Culturas de Alto Contexto, parte da comunicação em sociedade se dá através de elementos contextuais e não apenas de palavras escritas ou faladas. Os indivíduos dessas culturas normalmente têm uma rede de informação extensa e muitas amizades próximas, compartilhando experiências e expectativas semelhantes sobre como o mundo funciona.
A linguagem corporal, aparência, comportamento, tom de voz, postura e características interpessoais do interlocutor interferem na forma como a mensagem será recebida e decodificada.
São exemplos de lugares onde relacionamentos interpessoais são valorizados, inclusive nos negócios:
Países da América Latina
Países da África
Países da Ásia
Países do Oriente Médio
Culturas de baixo contexto
Por outro lado, “em Culturas de Baixo Contexto, a informação é predominantemente transmitida através de linguagem explícita e clara. Nessas culturas as relações pessoais são determinadas pelo envolvimento em atividades, não é necessário compartilhar das mesmas expectativas e visão do mundo pois a conexão restringe-se ao objetivo comum.
Seria como considerar que valerá aquilo que está claramente documentado mesmo sem empatia entre as partes. A condição básica de um acordo, é que um indivíduo entregue o que o outro espera e vice-versa.
São um bom exemplo de culturas de baixo contexto:
Estados Unidos
Países da Europa Ocidental - França, Alemanha, Reino Unido etc.
Canadá
Note que a questão do contexto cultural conduz nossas relações pessoais e profissionais embora talvez você nunca tenha se dado conta!
Segundo os estudos de Hall, em Culturas de Alto Contexto o relacionamento interpessoal entre os indivíduos, pode interferir no resultado da disputa (por exemplo em uma relação comercial). Se uma das partes não reconhecer os sinais importantes na outra parte, o acordo pode não acontecer.
Caso o comprador não se identifique com a postura, crenças e atitudes do vendedor, a venda poderá não ser concretizada. É necessário relacionar-se para criar uma atmosfera propícia para realização dos negócios e adaptá-la ao contexto cultural dos envolvidos.
Sabe aqueles comentários do tipo - Não sei o por que, mas não fui com a cara de sicrano.
É nessa direção!
Relacionamentos interpessoais
Relacionamento é um conceito ligado a capacidade do ser humano viver bem com seus semelhantes. Trata-se da nossa habilidade de interagir com o meio onde vivemos e de como reagimos a diferentes níveis de estímulos.

Os relacionamentos são constituídos por meio da conexão entre dois ou mais indivíduos, e suas interações em diferentes contextos que podem ser influenciados inclusive pela cultura.
Embora seja confortável acreditar que somos guiados por nossa racionalidade, a verdade é que somos seres emocionais. Temos nossas decisões influenciadas por anos de emoções, crenças, memórias etc. que estão gravadas em nosso memória e são ativadas por gatilhos inconscientes.
Nossa mente subconsciente evoluiu para não sobrecarregar nosso HD de memória, tentando em vão registrar tudo que ocorre em nossas vidas. Dessa forma, evita que nosso cérebro trave ao tentar registrar e processar todas as nossas interações ao mesmo tempo que gera ações instantâneas da homeostase, comunicação e instintos de sobrevivência.
Assim, criamos registros apenas de momentos importantes, e também chaves para acessá-los instantaneamente.
Mas como nosso cérebro define o que é importante para ser gravado?
Bem, isso ocorre de forma involuntária, está conectado aos picos emocionais e sentimentais que geramos com nossas experiências, desde os primeiros dias de vida.
Algo diferente do que ocorre com as novas tecnologias como o ChatGPT, que independem de um contexto pré-definido e tomam decisões com base na análise e interpretação de milhões de dados registrados em um processo conhecido como deep learning (aprendizagem profunda). Embora tenham um nível de interação bastante extenso e rico, estão longe da complexidade do que significa o relacionamento humano.
Nós seres humanos, dependemos do contexto para adequar nosso nível de resposta, inclusive emocional. Para nós, experencias geram emoções que por sua vez criarão registros na memória.
Experiência é a geradora da emoção
Uma experiência humana está intimamente ligada a uma emoção, e ficará armazenada na memória de longo prazo, sendo involuntariamente acessada quando estimulada.
A experiência, está ligada ao provar, testar ou vivenciar situações, ambientes, sensações, sabores, objetos, enfim, estímulos dentro da esfera dos cinco sentidos que geram uma emoção relacionada.
A emoção, é uma reação instantânea a um estimulo e pode provocar uma sensação agradável ou desagradável. Será menor ou maior dependendo da comoção causada na experiência geradora. Se a intensidade do registro emocional for intensa, mais fácil será criar um estímulo que a traga a tona.
Relacionamento Comercial - Vantagens
Por tudo isso investir no modelo relacional é uma boa estratégia para negócios baseados em rentabilidade. No relacional, o cliente geralmente compra por uma combinação de fatores e não por conta de um esforço isolado.
As pesquisas apontam inclusive que quanto maior o nível de personalização, maior é a taxa de retenção e fidelidade dos clientes. Não a toa as compras relacionais são caracterizadas por trazer maior percepção de risco na troca do fornecedor/produto.
São características de processos relacionais:
Maior visão do ponto gerador do negócio e dos seus ciclos
Mapeamento de novas oportunidades
Cross e up-selling
Ticket médio mais alto
Menor tempo na jornada de compra
Novos negócios por indicação
Maior percepção de risco
Maior nível confiança
Oportunidades para pesquisas de novos produtos
Maior nível de personalização de produtos e serviços
Maior nível de fidelização
O relacional agrega conhecimento que permitirá a você trabalhar suas soluções cada vez mais focado em solucionar as dores da sua persona e consequentemente gerando mais oportunidades de negócio.
Relacionamentos vão continuar importantes na era do ChatGPT?
Novas tecnologias nos dão mais perspectivas e facilidades na execução de tarefas, mas podem acabar roubando o tempo dedicado a tarefa que simplificaram para elas, e não para você que esperava com elas se beneficiar com mais tempo.
O homem é um animal social - Aristóteles
Quanto mais inovações tecnológicas surgem para evoluir e até revolucionar nosso contexto de vida pessoal e profissional, mais valiosas se tornam nossas relações interpessoais.
Afinal, as tecnologias não devem diminuir o contato entre as pessoas, mas a distância entre elas. Concorda?
Você concorda que os relacionamentos continuarão importantes para o desenvolvimento dos negócios? Como você lida com todas essas perspectivas de mudanças geradas com as novas tecnologias?
Veja a importância dos relacionamentos e como eles são importantes para sua confiança nesse outro post bem legal - Você tem a confiança necessária para chegar onde deseja?
Comenta aqui e vem deixar nossa trilha mais valiosa!
Inscreva-se! Assim você fica por dentro de tudo de novo que sair aqui!
Um forte abraço!



Comentários