top of page

O Poder da Confiança: Superando Barreiras e Abraçando seu Potencial

  • Foto do escritor: Marcelo Fiera
    Marcelo Fiera
  • 6 de dez. de 2022
  • 8 min de leitura

Atualizado: 14 de jun. de 2023

Aprenda os Passos para Desenvolver uma Autoconfiança Inabalável!


Estabelecer e manter um nível alto de confiança é uma tarefa complicada, não é?

Na cabeça fica aquele sentimento recorrente que todos conseguem lidar com isso melhor que você.


É estranho como pressão, dificuldades e incertezas parecem não impactar as outras pessoas da forma que afetam você com seus projetos e tomadas de decisões.

Faz sentido pra você?


Menina vestida de super girl voa abraçada a ursinho de pelúcia fofinho e mascarado em um céu dourado
Trabalhe seu nível de confiança

O que você talvez não tenha se dado conta é que as forças responsáveis por esse turbilhão de sentimentos, fazem parte da vida de todas as pessoas. Até mesmo da vida daqueles que você julga surfarem na onda do sucesso constante.


Quer saber de outra coisa? O muro que impede você de chegar até o ponto de transformação onde suas chances de vencer são realmente reais, também é mais comum do que você imagina - falaremos dele mais adiante.


Para não ficar por fora desse tema e entender como um método bem eficaz pode transformar sua auto confiança em 3 passos, acompanhe os seguintes tópicos:


  • O Método de Stutz e a Pirâmide de Maslow

  • A ferrramenta da Força Vital

  • Passo 1 - Body (corpo)

  • Passo 2 - People (relações pessoais)

  • Passo 3 - Yourself (você mesmo)

  • Crenças que limitam seus objetivos

  • Quanto maior a adversidade, maior é a oportunidade?

  • Qual é a importância de entender isso melhor?

  • Continue na trilha


O Método de Stutz e a Pirâmide de Maslow


Os psiquiatras Barry Michels e Phil Stutz depois de anos tratando questões relativas à saúde mental, desenvolveram um método de crescimento pessoal que conduz você por uma trilha de ferramentas que irão lapidar sua força, coragem e confiança. Elementos primordiais para conectar você com sua missão de vida e com as transformações que podem te fazer feliz.


Uma curiosidade muito legal sobre o Método de Stutz é sua conexão com a teoria proposta por outro doutor, me refiro ao psicólogo americano Abraham H. Maslow (1908-1970). Que em 1943 publicou na revista Psychological Review a sua “A teoria da motivação humana” - mas falaremos dela em outra trilha.


Logo na primeira ferramenta o Dr° Stutz usa simbolicamente uma pirâmide para representar a força vital do ser humano. Ela está dividida em níveis. Além disso, a própria descrição da ferramenta que veremos a seguir, mostra como você deve iniciar o processo que o levará a conquistar sua saúde mental, cuidando primeiro do seu bem-estar. Quer dizer, conquiste primeiro a base da pirâmide com as necessidades fisiológicas para depois seguir adiante conquistando outros níveis de necessidade. É Maslow galera!


A ferramenta da Força Vital

Como mencionei acima, a primeira das ferramentas do método de Stutz, aborda justamente a importância de tratarmos de nossa saúde mental por meio da chamada – Força Vital. Que você pode trabalhar utilizando o modelo organizado em pirâmide proposto por Stutz.


Em outras palavras, não adianta tentar criar uma transformação profunda em outros níveis de necessidade, quando você não está cuidando com carinho de si mesmo. Então, o seu objetivo na primeira ferramenta do método é cuidar de sua saúde mental, condicionando seu corpo e sua mente - bem-estar.


Representação de uma pirâmide em traços de caneta preta, simbolizando a ferramenta da força vital de Stutz com três níveis. Body na base, people no meio e yourself no topo.
Pirâmide da Força Vital de Stutz

Na ferramenta da Força Vital sua saúde mental está representada por uma pirâmide três níveis:

  • Topo – Yourself (você mesmo)

  • Meio – People (relações sociais)

  • Base – Body (corpo)


Os 3 passos para tornar-se confiante


Passo 1 - Body (corpo)

No nível da base você deve trabalhar seu corpo. Não por motivação estética, mas por que o sentir-se bem física e fisiologicamente são o básico para se atingir o bem-estar. Você deve trabalhar o corpo sob três aspectos:


1. Alimentação – Procure alimentar-se de uma forma saudável. Por melhor que seja o motor, se você colocar combustível de má qualidade a máquina não vai trabalhar da forma esperada. Com seu corpo acontece a mesma coisa!


2. Sono – Dormir bem é necessário para dar ao seu cérebro tempo para processar todos os conhecimentos gerados pelas experiências do dia. Além disso, permite que seu corpo como um todo restabeleça seu equilíbrio – homeostase. O stress e a ansiedade alteram negativamente sua rotina de sono, gerando cansaço, distúrbio de humor e por fim mais ansiedade e stress.

3. Exercícios – A atividade física pode contribuir com seu corpo de diferentes formas. Seja na condição física, circulação, na sua concentração, no combate a ansiedade e até no sono. Quando o corpo cansa, a mente desliga e você dorme melhor!



Passo 2 - People (relações sociais)


No meio da pirâmide estão suas relações sociais. Quando você não está desfrutando de um momento emocionalmente favorável. Tem como tendência, manter suas relações sociais em um nível básico, como se a vida fosse apenas um filme preto e branco sem emoção.


Relacionamentos são como pontos de controle da sua trilha. Não deixam você perder a direção e abastecem você com novas informações, eletrólitos, alimentos, motivação, novos equipamentos etc. São em verdade, pontos de conexão com o mundo que forçam você sair do modo automático. O ser humano é um ser social e manter contato trás sempre novas perspectivas. Então, convide e esteja aberto a convites para bate-papos, almoços, passeios etc.


Quando você está aberto a situações sociais esporádicas, diminui sua ansiedade com esse tipo de evento, pois eles passam a fazer parte da sua rotina.



Passo 3 - Yourself (você mesmo)


Devagar você foi dando passos e está conseguindo dormir, alimentar-se e cuidar melhor do seu bem mais precioso, seu corpo. Para atingir a transformação proposta por essa ferramenta falta agora você ativar seu inconsciente e conectar-se com ele.

Como você fará isso? Simples, escrevendo!


Veja, não se trata de escrever um livro ou algo assim. Ninguém além de você precisa ler. Será como um diário sem preocupações com a perfeição da escrita, letras, regras gramaticais etc. Pode ser que você descubra uma aptidão e transforme isso em um projeto na vida (ótimo), mas o foco aqui é outro.


Você irá escrever sobre seus sentimentos, sobre as coisas que pretende executar no seu dia e qualquer coisa que deseje. Esse processo naturalmente vai não apenas ativar, mas também conectar você com seu inconsciente. Assim, você vai melhorar seu relacionamento consigo mesmo!


Um segredo das ferramentas que esqueci de mencionar – “Esqueça a Perfeição” comece a aceitar que em cada ação que você realizar no seu dia, dá mais simples a mais complexa sempre haverá algo imperfeito.


Essa é uma das verdades mais libertadoras da vida -"A perfeição existe apenas na sua mente!" - Phil Stutz

Veja que Barry Michels e Phil Stutz habilmente criaram uma trilha para utilização de suas ferramentas que você e qualquer outra pessoa conseguirá seguir. Mas afinal de contas, onde tudo isso te leva, não é mesmo?


Na verdade a vários lugares. Por exemplo a perceber que a confiança que você enxerga em outras pessoas também está aí dentro de você adormecida. Aguardando você gerar o fator de ignição que a fará brilhar como o sol dentro de você iluminando sua trilha, e dando forças para você seguir confiante na transformação dos seus objetivos.

Quando você estabelece algum nível de entendimento sobre sua confiança e sobre as forças que a impactam negativamente, você torna-se um agente de atração capaz de construir relacionamentos mais produtivos.


Vou deixar abaixo o link para quem se interessou pelo filme onde o próprio Dr° Phil Stutz conduz com maestria a apresentação das ferramentas do seu método - vale a pena! A conversa entre ele e o ator Jonah Hill seu paciente, é conduzida como um bate papo entre amigos, expondo vulnerabilidades para que você possa absorver ao máximo seu método terapêutico.


Recomendação - Vale a pena assistir o filme/documentário - O Método de Stutz https://www.netflix.com/br/title/81387962



Agora que sua confiança está na trilha, podemos falar de outro agente do lado escuro da força que podem travar você e seus negócios - Crenças Limitantes.

Crenças que limitam seus objetivos


Agora que já sabemos uma trilha para transformar seu nível de confiança, podemos seguir em frente e dar mais um passo.


Analogia com o fato das crenças limitantes travarem seu progresso. Barreira de alerta proibindo a passagem adiante com cavalete munido de sirenes. Cones de transito e placa de sinalização de trânsito com a frase - Não ultrapasse sucesso adiante.
Crenças Limitantes travam seu desenvolvimento pessoal e profissional

As crenças limitantes executam de forma exemplar o papel de combater toda ideia positiva, inspiração e aspiração que você tem sobre algo. São elas quem literalmente matam na raiz muitas ideias e insights de transformação pessoal e profissional.


São elas que impedem você de dar um passo adiante nos seus projetos e também seus visitantes de seguirem um fluxo natural até tornarem-se clientes.


Quanto maior a adversidade, maior é a oportunidade?


A dimensão negativa seja ela de coisas, pessoas e situações é autossuficiente. Não precisa de critérios reais para ser alimentada e crescer – você lembra do muro que impede os passos da sua transformação acontecer? Então, aqui está ele, você mesmo!


Portanto, o que torna as crenças limitantes tão poderosas é que elas são geradas à partir das suas experiências de vida, e por serem uma convicção natural de todo ser humano estarão sempre presentes tentando te atrapalhar.


Elas são como registros gravados no seu HD mental com origem nas suas experiências de vida e surgem de forma inesperada, instantânea e involuntária sempre que você recebe algum estímulo que dispara um gatilho ligado a elas (experiências são responsáveis pelos registros emocionais, como veremos na trilha - Experiência = Emoção).


Podem estar ligadas a fatores:

  • Hereditários

  • Pessoais

  • Sociais

  • Lógicas equivocadas

  • Desculpas

  • Medos


O ponto positivo da história é que seu cérebro tem potencial para gerar o vilão, mas também pode produzir um herói poderoso capaz de vencê-lo. As crenças limitantes podem ser neutralizadas quando mudamos nossa forma de pensar e assimilar as situações da vida. Lembra da expressão - Você pode encontrar um problema em cada oportunidade ou encontrar uma oportunidade em cada problema. Então, é isso!


Uma mulher olhando para cima e visualizando uma ideia representada por uma lâmpada - Mude sua forma de pensar e tenha novos resultados.
Mude sua forma de pensar e transforme seus resultados

Como bem disse o Dr° Phil Stutz "O climax da expressão da criatividade humana é ser capaz de criar algo novo bem na cara da adversidade. E quanto maior a adversidade, maior é a oportunidade."


Qual a importância de entender isso melhor?

Bem, lidar com pessoas requer obrigatoriamente que você empatize com elas.

Te ajuda a entender as barreiras psicológicas e emocionais que as impede de tomar uma ação ou decisão, possibilitando um plano alternativo. Assim, você pode buscar por estímulos positivos (gatilhos) que tratem ou evitem determinadas barreiras.


Também auxilia no amadurecimento da sua visão de negócios, evidenciando que você sempre deve atacar de forma dura os problemas sendo suave com pessoas. Assim, você preserva os relacionamentos para o futuro. Afinal, em relacionamentos pessoais ou comerciais a aritmética quebra a regra da lógica e gera resultados imprevisíveis, não é?


Por último, mas não menos importante. Essa trilha guia você no desenvolvimento de seu autoconhecimento, ajudando você a equilibrar suas fraquezas.


A psicóloga comportamental Denise Pará Diniz, coordenadora do setor de gerenciamento de estresse e qualidade de vida da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), “O comportamento gira em função disso, com o risco de atrapalhar a reflexão e o estímulo de capacidades”

Em outras palavras, a ideia negativa torna-se tão firme na sua mente, que impede você de acreditar no contrário. Lembre-se, você define os personagens da história e o herói só ficará forte se você também estiver.


Veja alguns exemplos de pensamentos que podem limitar suas ações:

  • Já é tarde para começar

  • Está bom como está, não preciso de mais

  • Não tenho tempo

  • Não tenho dinheiro

  • Já é tarde para recomeçar

  • Não vou passar

  • Não vou conseguir

  • Não vou aguentar

  • Os outros tem privilégios que eu não tenho

  • Os outros tem a sorte que não tenho

  • Não posso errar

  • Nunca vou chegar a esse nível

  • Os outros são melhores do que eu

  • Eu não mereço

  • Comigo não funciona


Clientes quando apresentam objeções estão claramente sinalizando que não se convenceram de que o produto/serviço que você ofereceu, é de fato a solução do problema que ele está tentando resolver. Fique atento, talvez uma experiência anterior frustrada esteja acionando um gatilho!


Por essa razão, aprendi que objeções não devem ser combatidas, devem ser trabalhadas com critérios objetivos, reais e alinhados ao interesse. Não esqueça de determinar os interesses, eles serão a chave para definir critérios objetivos que derrubaram qualquer emoção negativa que esteja atrapalhando a negociação.


Bom, mas esse será o tema da trilha de transformação em outro passo.


Legal, acho que hoje andamos bastante!

Continue na trilha...


Confiar no processo que está executando é fundamental para atravessar os momentos de oscilação que por ventura possam surgir. Durante a tempestade você deve manter a calma e lembrar que o tempo não pode ser controlado. Então, não disperdesse recursos tentando controlar as variáveis incontroláveis ou reclamando. Encontre um abrigo seguro e prepare-se para continuar subindo!


Como está a seu nível de confiança?

Como você lida com a sua ansiedade?

Você concorda com o Stutz quando ele afirma que quanto maior a adversidade, maior é a oportunidade?


Veja também esse post bem legal sobre Maslow no Marketing Digital

Comenta aqui e vem deixar nossa trilha mais valiosa!

Inscreva-se! Assim você fica por dentro de tudo de novo que sair aqui!


Um forte abraço!

Comentários


bottom of page