top of page

O Poder do Foco: Como a Segmentação, Nicho e Subnicho Podem Levar seu Negócio ao Próximo Nível

  • Foto do escritor: Marcelo Fiera
    Marcelo Fiera
  • 10 de mar. de 2023
  • 8 min de leitura

Atualizado: 15 de jun. de 2023

Conheça as Diferenças entre Mercado, Segmentação, Nicho e Subnicho


Tudo começa com a oferta certa, na hora certa e para a Persona certa, concorda? - trabalhar no Subnicho de Mercado adequado não é só estratégico, mas uma questão de sobrevivência.

Miniatura de carrinho de supermercado com compras . Em segundo plano atrás dele temos miniaturas de sacolas de presentes uma vermelha e outra amarela. Tão pequenas que estão sobre a tela de um celular, simbolizando compras online. Mais ao fundo pode-se notar em imagem desfocada a imagem do consumidor com cartão de crédito nas mãos realizando compras no seu Laptop
Subnicho de Mercado

Porém, a tarefa de alinhar uma oferta aos consumidores que mais precisam dela, pode não ser tão simples se você não enxergar de forma mais ampla a estrutura do seu mercado.


Se você têm dificuldades para enxergar a estrutura do seu mercado, saiba que não está sozinho nessa! Dúvidas relativas a Mercado, Segmento, Nicho de Mercado, Subnicho e definição de Personas, fazem parte da rotina de milhares de empreendedores.


Depois de passar por esse mesmo processo uma dezena de vezes, descobri que um ótimo caminho para segmentação é enxergar a estrutura do mercado que você pretende atuar.


Nada complicado! Veja aqui um lista das informações que vão ajudar você nesse processo:

Como está organizada nossa cadeia produtiva?


A cadeia produtiva do Brasil está organizada em setores. Em quatro para ser exato!

Cada um deles responsável pelas diretrizes das atividades realizadas em uma fase da cadeia. São consideradas atividades econômicas todas aquelas que geram riquezas para o país.

Como por exemplo:

  • Exploração de recursos naturais - vegetal, mineral e animal

  • Indústria

  • Construção civil

  • Geração de energia e água

  • Comércio

  • Serviços

Dentro de cada setor há grupos de empresas ligadas a uma das atividades produtivas. Esses grupos são os chamados Mercados.


Veja abaixo a distribuição das atividades por setor:

  • Setor Primário: Atividades ligadas a pecuária, extrativismo mineral, extrativismo vegetal, agricultura, silvicultura, caça e pesca.

  • Setor Secundário: Atividades ligadas a processos industriais de transformação e manufatura. Responsável pela produção de bens derivados do setor primário para indústria de base, bens de consumo, além de água, energia e construção civil.

  • Setor Terciário: Atividades ligadas ao comércio e prestação de serviços ligados aos bens de consumo gerados no setor secundário.

  • Setor Quaternário: Atividades ligadas a pesquisa e desenvolvimento (P&D) para os outros 3 setores. Abrange também a área de tecnologia da informação (TI), telecomunicações, consultoria e educação ligados a inovação.

Dessa forma, temos:


SETOR → ATIVIDADE → MERCADO → SEGMENTO → NICHO


Apresentação da estrutura da atividade agrícola de grãos começando no setor primário e descendo pela atividade agrícola, Mercado de grãos e segmentos. Os segmentos listados são da esquerda para direita milho, café, soja e feijão
Mercado Agrícola de Grãos até alguns segmentos do mercado

Visualizar essa estrutura no seu mercado, ajuda na identificação de novas oportunidades em Nichos ainda não explorados por você no mercado B2B, B2C e B2G.



O que é Mercado?


Uma das dúvidas mais comuns no processo de segmentação é justamente, qual é o meu mercado?


Bem mas antes vamos definir o que é Mercado, certo?

Originalmente falando, mercado é o local onde reúnem-se compradores e vendedores para realizar trocas de acordo com seus interesses.


Embora um mercado seja formado por empresas ligadas a uma mesma atividade, o foco e os objetivos de negócio dessas empresas não costumam ser idênticos.


Por essa razão, empresas do mesmo mercado apresentam características diferentes quando considerados aspectos ligados a segmentação. Nesse caso, formam mercados menores e mais focados trabalhando em parte da atividade principal. Como essas atividades derivam da mesma atividade principal, são classificados como segmento de mercado.


Respondendo a pergunta então, o mercado de um produto ou o seu mercado, será formado por todos que compram e vendem esse mesmo item, na mesma praça ou em praças diferentes, e que por meio da mediação de seus interesses e conflitos determinarão seus padrões, formatos e os preços, que serão praticados considerando:

  • Demanda

  • Disponibilidade/escassez

  • Acesso

  • Personalização

  • Sazonalidade

  • Tipo

  • Nível de Inovação

  • Origem

  • Regulamentação tributária vigente

Note que aí estão todos os atores que precisarão ser mapeados no momento em que você estiver analisando o potencial do seu mercado ou segmentando para um novo produto:

  • Quem fornece

  • Quem consome

  • A praça/mercado

  • O preço

  • O formato, padrões etc.



O que é Segmento de Mercado?


Os segmentos são formados pela divisão do mercado principal em grupos mais especializados derivados da mesma atividade.


É mais comum encontrar empresas que tenham foco em atender por segmento no mercado B2B, ou no B2C com produtos industrializados, pois são demandas maiores que exigem maior capacidade de entrega.


Embora sejam formados por grupos de empresas bem homogêneas, os segmentos costumam ser uma dimensão ainda bastante ampla na segmentação, sendo comum encontrar oportunidades de negócio em grupos ainda menores, mais específicos e com demandas não atendidas dentro deles, no que chamamos de Nicho de Mercado.



O que é Segmentação de Mercado?


Ao passo que segmento se refere a uma parte do mercado formada por empresas especializadas em fornecer um determinado item.


A segmentação é o processo de direcionar o item fornecido por empresas de um segmento ao seu consumidor ideal. Abrindo mão de uma porção menos estratégica de público, em prol de focar esforços em um faixa mais estreita e aderente.


Na segmentação analisam-se empresas e consumidores sob diferentes aspectos, a fim de, criar grupos com alta semelhança, facilitando a personalização de ofertas ajustadas a eles.

Aspectos por sinal, são o dados pelos quais busca-se traçar um perfil da Persona como por exemplo:

  • Aspectos Demográficos

  • Aspectos Psicográficos

  • Aspectos Geográficos

  • Aspectos Comportamentais


A segmentação torna mais eficaz as estratégias de geração de Leads, pois os esforços são concentrados em grupos específicos.


A internet por exemplo está toda segmentada, e esse processo começa na busca.

O SEO (Search Engine Optimization - otimização para mecanismos de busca) considera as keywords (palavras-chave) específicas do seu mercado e segmento para trabalhar sua posição orgânica nas buscas, analisando a relevância do seu conteúdo para o tema relacionado.


O algoritmo dos mecanismos de busca, mídias sociais, marketplaces e portais de entretenimento, consideram as palavras e sua semântica para gerar resultados segmentados. Para que o usuário ao buscar um tema, receba como resposta apenas alternativas de qualidade realmente conectadas com as palavras que está buscando.


Em outras palavras, a segmentação conduz ao Nicho e Subnicho.

É o mesmo que aproximar-se cada vez mais do centro do alvo selecionando o perfil de cliente certo para um produto/serviço.



O que é Nicho de Mercado?


O Nicho é um grupo menor dentro do segmento, com características de consumo exclusivas e com potencial para tornar-se uma oportunidade de negócio.


Trabalhar uma estratégia de nicho significa analisar um segmento de mercado e identificar dentro dele oportunidades onde seus produtos/serviços podem ter uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Então, focar suas ações nessa fatia do segmento.


Talvez você não saiba, mas há um impulso natural do consumidor em escolher comprar do líder de mercado. Por isso, existe uma máxima no marketing que diz “se não puder liderar uma categoria, crie uma nova onde possa ser o líder”. Essa nova categoria provavelmente será um nicho!

A chamada estratégia competitiva de foco (nicho), é aplicada como meio de alcançar destaque em um segmento de mercado.


O nicho é uma alternativa de evitar o embate direto com o marketing das marcas líderes em um segmento ou categoria de produto, direcionando esforços para atrair uma faixa exclusiva de público não estratégica para elas.


A estratégia de nicho pode impulsionar sua taxa de conversão de novos negócios, além de possibilitar maior rentabilidade com um ticket médio diferenciado.

Claro, que isso dependerá de um plano tático complementar.




O que é Subnicho de um Mercado?


Uma alternativa crescente com as estratégias e ferramentas do Marketing Digital, foi a possibilidade cada vez maior de desenvolver negócios baseados em atender as dores de perfis de consumidores cada vez mais específicos.


Saímos da visão de massa que forçava o consumidor a ajustar-se ao perfil de consumo do produto. E começamos a consumir produtos ajustados ao nosso perfil.


A capacidade de identificar e acompanhar de forma consensual o comportamento do consumidor durante o processo de compra, gerou mais oportunidades de se trabalhar com Subnichos.


A internet que navegamos é a mesma, embora a que nos vemos não seja. Os conteúdos que cada perfil de usuário consome, pesquisa, curte e compartilha, defini a internet que ele vê.


O Subnicho é uma oportunidade monetizável em um perfil específico de Persona.


Diagrama de blocos com 4 níveis sendo o primeiro representando o Mercado de serviços e os demais representando Segmentos, Nicho e Subnicho com exemplos
Segmentação no mercado de Serviços até o subnicho


4 Ferramentas para analisar seu Subnicho!


Seu Subnicho deve estar alinhado ao cume da montanha que deseja escalar, concorda? Não adianta desejar um resultado de 6 dígitos em um perfil de cliente muito restrito.


Essa é uma das razões para na segmentar em mais de um perfil de cliente ideal (Buyer Persona). De outra forma, o foco pode ser exato e preciso, porém, não terá a demanda necessária para alavancar sua subida.


Existem algumas ferramentas que podem ajudar você a definir seu subnicho, vou compartilhar aqui 4 muito usadas:


1. Busca do Google:


Nada melhor do que aproveitar as próprias sugestões disponíveis na busca do Google como fonte de inspiração na hora de pesquisar um Subnicho.


Além de simples é de graça! Para isso, basta adicionar logo após a palavra chave de seu interesse na busca as palavras “para” ou “de”.

As sugestões apresentadas após “para” ou “de” serão os resultados complementares (Subnichos) mais buscados para essa palavra-chave.


Se você realizar uma análise combinando os resultados ranqueados nessa busca com o de outras ferramentas, poderá completar lacunas de volume de buscas, período, região, engajamento etc.

Prints das telas de busca do Google com exemplo de Subnichos encontrados ao se usar de e para após o tema de interesse
Exemplo de resultados da busca no Google usando de ou para no final

2. Keyword Planner do Google:


O Keyword Planner é uma ferramenta que permite visualizar indicadores adicionais relativos ao tema pesquisado.


A ferramenta tem por finalidade ser usada para o desenvolvimento e acompanhamento de campanhas do Ads, por isso, pode auxiliar igualmente nessa fase de análise do Subnicho uma vez que a segmentação começa na busca.


Você poderá ver uma fotografia mais completa do tamanho e do comportamento do consumidor na busca da solução. Detalhe que você pode obter resultados apenas criando uma conta, pois o foco da ferramenta está gerar dados analíticos sobre as keywords que serão usadas em sua campanha, para que você tenha todas as condições de criar campanhas que convertem da forma esperada.


Analisar sugestões de palavras que podem proporcionar uma visão mais ampla desse público por período e região, caso seu negócio seja local.

Embora as informações não estejam sempre atualizadas, podem servir de inspiração e referência.


Novamente a ideia é combinar o resultado dessa ferramenta com o de outras em sua análise, para melhorar a qualidade dos resultados. - ads.google.com/intl/pt_BR/home/

Tela do Google Planner com resultado de busca mais rico em dados que ajudam na análise do potencial do Subnicho
Exemplo de resultado de busca realizado no Google Planner

3. Semrush:


Semrush é uma plataforma usada por profissionais em todo mundo para pesquisa de palavras-chave, dados de classificação online, pesquisa para geração de conteúdo e gestão de mídias sociais.


Além disso, é ótima para benchmark! Possibilita monitorar ações da concorrência analisando o tráfego gerado em seu site, suas estratégias de divulgação de conteúdo e dá dicas para melhorar o desempenho das suas próprias campanhas, muito completa!


Imagina só o potencial de poder acompanhar cada movimento da concorrência recebendo inputs para alinhar suas estratégias online. Bem, esse é o patamar diferenciado dessa ferramenta.


Ela é uma ferramenta paga, mas que permite realizar um período de testes grátis de até 30 dias em parte de suas ferramentas - pt.semrush.com/

Telas do SemRush com informações do tráfico da Amazon.com usada como exemplo, além de informações adicionais que mostram o potencial qualificado dessa ferramenta
Exemplo de tela e dados gerados com o SemRush

4. Buzzsumo:


Por último, mas não menos importante temos o Buzzsumo.


Buzzsumo é outra ferramenta muito completa com a qual pode-se pesquisar palavras-chave, conteúdos ligados ao tema, engajamento das publicações por mídias etc.


Além de possibilitar a identificação dos influenciadores principais por canal etc.

São informações estratégicas que podem transformar a trilha de crescimento dos seus resultados conduzindo o desenvolvimento das suas estratégias.


Embora seja paga, também possibilita um período de testes - www.buzzsumo.com

Tela de resultados do Buzzsumo usada como exemplo, demonstrando como a ferramenta disponibiliza um nível de informações online densas e estratégicas para suas campanhas
Exemplo de tela de resultado de busca realizada no Buzzsumo


*As informações de período de teste gratuito das ferramentas, visual e informações das telas das ferramentas, podem variar sem prévio aviso.


Mãos à obra


Compartilhei com você definições importantes para ajudar você a enxergar a estrutura do seu mercado.

Além disso, compartilhei 4 ferramentas que os profissionais do Marketing Digital usam para definir novos Subnichos.


Aproveite que a informação está fresca aí na sua cabeça e com a ajuda de lápis e papel comece a listar a estrutura do seu mercado ou de novos para buscar oportunidades ainda não exploradas. Então, use uma ou mais de uma das 4 ferramentas compartilhadas, para analisar o Subnicho de seu interesse e validar suas percepções.


Você costuma avaliar novos Subnichos de outra forma ou com outras ferramentas?

Comenta aqui e vem deixar nossa trilha mais valiosa!


Comenta aqui e vem deixar nossa trilha mais valiosa!

Inscreva-se! Assim você fica por dentro de tudo de novo que sair aqui!


Um forte abraço!

Comentários


bottom of page