Do Milagre à Realidade: Como as Ferramentas de Produtividade Podem Tornar sua Estratégia Viável
- Marcelo Fiera

- 30 de nov. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 14 de jun. de 2023
Que pílula você finalmente vai tomar, a Azul ou a Vermelha?
Assim como você, muitos empreendedores, empresários e gestores de negócios de diferentes tamanhos, estão cansados de fórmulas que não entregam aquilo que prometem.
Mas o problema está nas ferramentas ou na forma de aplicá-las?
Bem, as vezes nos dois.
Afinal, administrar um negócio, fazê-lo crescer e prosperar é tarefa árdua que consome horas de vida, expectativas, dedicação, sonhos e trabalho duro, muito duro! As vezes fica difícil avaliar as ferramentas disponíveis e também como aplicá-las.

Embora haja a expectativa de encontrar uma nova tática, estratégia ou ferramenta, será que ainda temos disposição?
Para deixar nosso tema mais fluído deixei os tópicos listados aqui pra você:
A pílula milagrosa das estratégias
E qual será a pílula mágica que de fato finalmente levará você aos resultados que tanto deseja?
Bom, a boa notícia é que não existe a tal pílula mágica. Esqueça a ideia de que há uma linha reta que leva direto ao topo da montanha. As estratégias quando bem aplicadas, funcionam como um shortcut (atalho) que nos polpa tempo e recursos com problemas habituais da construção de um negócio.
Mas você precisará sempre de uma trilha confiável para seguir.

Os resultados são fruto de trabalho e disciplina, concorda? Você apenas terá bons frutos para colher, se tiver trabalhado bem a terra antes.
As ferramentas táticas e estratégicas por exemplo, falham quando você esquece a importância de um dos elementos da tríade tecnologia, processos e pessoas. Afinal, novas tecnologias contribuem para que processos possam ser executados por pessoas de forma mais prática, eficiente e confiável. Um elemento não torna o outro dispensável.
Qualquer bom recurso de processo, humano ou tecnológico, se mal aplicado irá na melhor hipótese limitar os resultados. No pior cenário, vai comprometer suas conquistas da pior maneira possível. Sem gerar aprendizado.
Sim, lembre-se que a trilha da vitória é construída pelos conhecimentos aprendidos também nas suas derrotas! Então, você precisa trabalhar sua confiança para manter seu curso com resiliência, disciplina e pragmatismo, ou seja, melhorando sua capacidade de manter seu navio navegando sob qualquer ambiente. Tenha foco em ajustar as velas e não em controlar o vento!
Estou tentando libertar a sua mente, mas eu só posso te mostrar a porta. Você tem que atravessá-la - Morpheus
Desenvolva seu foco e confiança!
Relações comerciais mesmo no mercado B2B, são baseadas nos critérios das empresas, mas são conduzidas por pessoas. Se na aritmética 2 + 2 é igual a 4, nas relações interpessoais não.
O ponto é que sempre existiram fatores incontroláveis em processos envolvendo pessoas e você precisa o quanto antes assimilar isso.

Não significa negligenciar seu negócio sobre nenhum aspecto e muito menos ignorar seus pontos cegos. Em verdade, trata-se justamente de focar energia naquilo que você pode moderar e que realmente ameaçam comprometer seus esforços.
Lembra do princípio de Pareto? Pois a regra do 80/20 encaixa-se perfeitamente ao nosso caso. É comum gestores perderem o foco tentando resolver todos os detalhes nos negócios. Afinal tudo é importante, não é mesmo?
Não! Se o piloto precisar checar se todos estão usando o cinto e com a poltrona na posição vertical, o avião não decola. Sem foco, não há estratégia que de jeito.
Ferramentas de produtividade
Na realidade você deve focar 80% do seu esforço nos 20% das atividades mais críticas e que geram seu resultado. Não é uma questão de trabalhar cada vez mais, mas de trabalhar melhor no tempo que você tem. É produtividade.
Você acredita que trabalhar até mais tarde que os demais seja sinônimo de eficiência e dedicação? Talvez seja, mas talvez signifique que você está precisando de ajuda ou no mínimo rever suas prioridades e processos. Vai por mim, eu já sofri e sei bem como é isso!
Considere aplicar a regra 80/20 em todas as estratégias e técnicas que compartilharei aqui em nossa trilha. Recomendo inclusive que você use ferramentas de produtividade como a Matriz de Eisenhower. No fundo tempo é seu recurso mais preciso e você não pode administrá-lo, apenas escolher se irá investi-lo ou desperdiçá-lo.

O Leão na savana aprende em pouco tempo, que não pode desperdiçar energia e potência atacando qualquer presa ou perderá o posto de sua majestade. Ele evoluiu para caçar com estratégia, escolhendo suas batalhas e ataques. Mesmo assim, precisa as vezes de até 10 tentativas para conseguir sua presa.
Venha deixar nossa trilha mais rica!
O mundo precisa de mais pessoas bem, felizes, em paz e conquistando seus sonhos.
Assim como você também irá conquistar os seus.
Pare de tentar obter controle e visão de tudo que virá a frente, não desperdice energia com pontos incontroláveis, aceite que eles simplesmente existem! Aceitar isso é o primeiro passo para estabelecer a autoconfiança que precisamos para conquistar os resultados.
“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo”. – Martin Luther King.
Deixei a confiança para falar por último, por que preparei um post especial sobre ela que certamente irá ajudar você, como me ajudou.
Vejo você em breve, um forte abraço!
Você também se pega tentando controlar todas as variáveis?
Como faz para manter seu foco nos 20% de tarefas que mudarão seus resultados?
Vem compartilhar e deixar nossa trilha mais valiosa!
Inscreva-se! Fique por dentro de tudo de novo que sair aqui.



Comentários